O Festival Gastronômico Mistura Mogiana é um grande concurso de receitas do Município de Mogi das Cruzes / SP, voltado a identificar receitas tradicionais ou inéditas que tenham “o sabor de Mogi” e que sejam preparados com determinados ingredientes produzidos na região. Para isso, ele envolve a inscrição das receitas concorrentes em uma plataforma online. Dessas receitas, 36 serão escolhidas por um júri técnico especializado, para apresentar pequenas porções de degustação para o público em geral. Ao longo de três sábados seguidos, ocorrerão as etapas classificatórias. Em cada etapa classificatória, serão distribuídas porções para degustação de 12 receitas, para que o público participante do Festival possa conhecer os sabores de Mogi, se deliciar e... votar! Em cada etapa classificatória, as 4 receitas mais bem votadas serão selecionadas para a grande final. No último dia do festival (que será o quarto sábado), as 12 receitas selecionadas a partir das 3 etapas classificatórias voltam a distribuir 300 porções para degustação, para que o público e o júri possam votar nos pratos vencedores.

Sim! Para concorrer no Festival Gastronômico Mistura Mogiana, as receitas precisam conter pelo menos um dos seguintes ingredientes:

  • Cogumelos;
  • Frutas nativas da região do Alto Tietê, tais como: cambuci, grumixama, jussara, etc.;
  • Nêsperas;
  • “Pancs” (Plantas Alimentícias Não Convencionais), tais como: capuchinha, ora-pro-nóbis, peixinho, etc.
Sim, desde que a receita contenha algum dos produtos obrigatórios, produzidos na região – a saber: cogumelos; frutas nativas do Alto Tietê (tais como cambuci, grumixama e juçara, entre outras); nêsperas ou plantas alimentícias não convencionais, as chamadas “Pancs” (tais como ora-pro-nóbis, peixinho da horta, capuchinha e taioba, entre outras). Ou seja: vale doce, salgado, vale receita tradicional com um toque de criatividade ou uma invenção novinha, para aguçar o paladar mogiano. Essa é uma das formas que encontramos para valorizar a produção local.
Qualquer pessoa que more ou trabalhe em Mogi das Cruzes pode enviar sua receita para o Festival Gastronômico Mistura Mogiana, seja chef de cozinha, profissional que atua na área de alimentação ou qualquer pessoa que goste e cozinhe bem, com ou sem atividade formalizada. Ah, e também pode ser pessoa jurídica. Basta ter uma boa receita!
Não! A inscrição de receitas para o Festival Gastronômico Mistura Mogiana é totalmente gratuita.
Não podem enviar receitas para concorrer no Festival Gastronômico Mistura Mogiana: pessoas que não residam ou trabalhem em Mogi das Cruzes e parentes diretos de integrantes da Comissão Organizadora ou da Comissão Julgadora.
Para inscrever sua receita no Festival Gastronômico Mistura Mogiana, basta acessar a página oficial do Festival na internet: misturamogiana.mogidascruzes.sp.gov.br. Exatamente essa que você está lendo. Aí você clica no botão “cadastrar minha receita” e preenche todos os campos das duas abas: dados pessoais e receita. Precisa preencher todos os campos, ok?
As inscrições podem ser feitas de 20/10 até 06/11/2023.
Cada participante pode inscrever uma só receita por CPF ou CNPJ.
Sim. Concluído o preenchimento dos campos, o sistema vai gerar uma mensagem confirmando o sucesso da inscrição. É importante que você faça um print e ou guarde essa mensagem em seu computador.

O Festival Gastronômico Mistura Mogiana contará com três etapas classificatórias de degustação pública e uma grande final:

a) 1ª Etapa Classificatória: Degustação de 12 receitas, no dia 18/11/2023, e seleção de 4 receitas para a grande final, mediante votação popular e votação do júri;
b) 2ª Etapa Classificatória: Degustação de 12 receitas, no dia 25/11/2023, e seleção de 4 receitas para a grande final, mediante votação popular e votação do júri;
c) 3ª Etapa Classificatória: Degustação de 12 receitas, no dia 02/12/2023, e seleção de 4 receitas para a grande final, mediante votação popular e votação do júri;
d) Grande Final: Degustação das receitas mais votadas nas etapas classificatórias, no dia 09/12/2023, e seleção das grandes vencedoras, mediante votação popular e votação do júri.

Todas as etapas vão acontecer nas datas informadas, que são sempre aos sábados, no Parque Leon Feffer, das 11h às 17h.

Cada um dos selecionados para a fase de degustações receberá no e-mail cadastrado, até o dia 09/11/2023, uma mensagem informando quais as providências seguintes. Todos os selecionados serão divulgados publicamente no dia 10/11/2023.

Seguindo o que está disposto no Regulamento, a seleção de receitas para o Festival Gastronômico Mistura Mogiana, envolverá a avaliação dos seguintes aspectos:

a) Utilização original de um (ou mais) dos ingredientes produzidos na região previstos (cogumelos; frutas nativas; nêsperas e/ou pancs);
b) Receitas tradicionais e reconhecidas pelo sabor ou receitas inéditas;
c) Composição da receita, considerando valor turístico, histórico e/ou econômico;
d) Relação cultural gastronômica com a Cidade;
e) Utilização de ingredientes que sejam produzidos e/ou comercializados na região por um ou mais estabelecimento comercial;
f) Possibilidade de a receita ser realizada tanto em estabelecimentos de alto padrão como por pessoas autônomas, que realizem a produção como forma de renda, ainda que complementar.
O Mistura Mogiana conta com uma Comissão Julgadora, formada por 15 pessoas. Elas vão compor os três júris técnicos do Festival, cada um com a seguinte formação: 1 chef de cozinha, 1 nutricionista, 1 historiador/pesquisador, 1 merendeira e 1 representante do setor agro. Um desses júris técnico será responsável pela seleção das 36 receitas que vão participar das etapas de degustação pública. Os nomes das pessoas que vão compor os júris serão divulgados no dia 7 de novembro, dia seguinte ao término das inscrições, como é praxe nesse tipo de Festival
Quem for selecionado para o Festival Gastronômico Mistura Mogiana deverá, preferencialmente, levar o prato semipronto para servir as degustações. Chegando semipronta, a receita poderá ser finalizada no local do evento. Vale lembrar que a Comissão Organizadora irá disponibilizar estande específico para finalização das receitas no local, com infraestrutura de equipamentos (espaço físico coberto, balcão, forno elétrico, microondas, tacho, freezer compartilhado e equipamentos). O responsável por cada receita, e sua equipe, se for o caso, deve comparecer ao local de preparação com a antecedência necessária para organização do seu estande. O acesso ao local estará liberado a partir das 8h. A responsabilidade quanto ao preparo e transporte dos pratos e da equipe será exclusivamente do participante selecionado. Ainda assim, se precisar de alguma ajuda, é só acionar a Comissão Organizadora.
O Mistura Mogiana é para todo mundo! Quem precisar de ajuda para conseguir viabilizar sua receita e servir as porções de degustação no Festival Gastronômico Mistura Mogiana, necessitando, por exemplo, do fornecimento de ingredientes, poderá solicitar, por escrito, apoio à Comissão Organizadora. A Comissão Organizadora analisará a viabilidade, deliberando pelo auxílio na aquisição parcial ou total dos ingredientes solicitados. Ninguém vai ficar de fora por falta de recursos!
As 300 primeiras pessoas que chegarem ao Festival Gastronômico Mistura Mogiana receberão uma cartela com 12 tíquetes destacáveis. Cada tíquete dará direito a receber uma porção para degustar os pratos concorrentes e dar uma nota, de 1 a dez, para o prato degustado.
O autor ou a autora de cada receita selecionada vai disponibilizar 300 pequenas porções do seu prato para degustação pública e gratuita pelos visitantes presentes. E tem um detalhe importante: o selecionado poderá comercializar porções maiores do seu prato, ali mesmo, para quem se interessar em ir além da degustação, ou para os visitantes que não conseguiram pegar a cartela para experimentar as 300 porções. A degustação é importante porque será por meio dela que se dará o voto popular. O público presente degusta e dá uma nota, de 1 a 10, para cada um dos pratos. Lembrando: o participante do concurso que precisar de ajuda para providenciar os ingredientes de sua receita, poderá solicitar por escrito para a Comissão Organizadora.
Claro que sim! Todas as porções serão degustadas pelo público participante e pelo júri técnico. A média da votação popular e técnica vai permitir eleger as quatro receitas mais bem votadas de cada etapa classificatória, e que chegarão na grande final. Assim, teremos 12 receitas finalistas na etapa final, que acontece no dia 9 de dezembro. A sua pode ser uma delas!
Vai ter premiação, vai ter diploma de participação, vai ter medalha e vai ter até um livro de receitas que será lançado no início do próximo ano. A Comissão Organizadora ainda está ultimando os detalhes, num esforço de viabilizar uma retribuição bacana aos vencedores, mas o foco central do Festival é a apresentação ao público da ótima gastronomia mogiana. A intenção é eleger pratos que têm o sabor de Mogi e compartilhar esse processo de escolha publicamente. De todo modo, a premiação será amplamente divulgada no dia 1 de novembro. Vem coisa boa por aí!

Sim!! Junto com as etapas de degustação pública, a programação do Festival Gastronômico Mistura Mogiana incluirá apresentações de diferentes estilos musicais e de dança, performances, stand-up e Escambo Literário (onde você poderá levar um livro de literatura usado e trocar por uma nova leitura). O Festival também contará com a exposição e venda de itens do artesanato local, além de outros produtos de empreendedores sociais de Mogi.

E, nas sextas-feiras que antecedem as etapas de degustação pública, acontecerão palestras e oficinas, no Mercado do Produtor, que fica na Av. Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 550 – Vila Mogilar. Os temas serão Cultura, Turismo, Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Econômico – tudo ligado à Gastronomia. A grade de palestras será divulgada em detalhes, oportunamente. Resumindo, o Mistura Mogiana tem:

a) Palestras e oficinas, no Mercado Produtor, nos dias 17/11, 24/11, 01/12 e 08/12, sempre das 14h às 17h;
b) Degustação pública das melhores receitas mogianas, muita comida boa, artesanato, arte e música, nos dias 18/11, 25/11, 02/12 e 09/12, sempre das 11h às 17h.

E aí: vamos juntos descobrir os melhores sabores de Mogi?